Home Notícias Câmpus Canoinhas realiza curso sobre Poda da Videira
Câmpus Canoinhas realiza curso sobre Poda da Videira PDF Imprimir E-mail
Qua, 11 de Julho de 2018 20:32

O Câmpus Canoinhas realiza mais um curso na área de viticultura, desta vez de Poda da Videira, que acontece no dia 1º de agosto, com oito horas de duração e totalmente gratuito. As inscrições para as 50 vagas disponíveis estão abertas e devem ser feitas até 25 de julho, pela internet, no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). Podem participar produtores rurais, estudantes e profissionais da área de fruticultura. O curso é realizado pelo IFSC em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Durante o curso, os participantes terão aula teórica e atividades práticas de capacitação sobre aspectos relacionados à poda da videira, com objetivo de melhorar a produtividade e a qualidade da uva, além de incentivar o cultivo da videira na região do Planalto Norte como uma alternativa geradora de renda e emprego para a agricultura familiar.

Conforme o coordenador do curso e professor do curso de Agroecologia, Douglas André Wurz, a cultura da videira tem grande potencial de cultivo na região, mas apresenta índices de produtividade muito abaixo do ideal. “A poda é uma prática de manejo fundamental para garantir uma boa safra de uva, com impacto direto na qualidade e produtividade da videira”, justifica o professor.

Ele explica que a poda limita o número de gemas para regularizar e harmonizar a relação entre a capacidade produtiva e o vigor de crescimento dos ramos que a videira pode apresentar durante o ciclo. “Esta prática também auxilia, de modo indireto, nos tratos culturais, pois organiza a distribuição dos ramos e cachos, possibilitando uma maior abertura do dossel vegetativo, que garante maior aeração, incidência solar e acesso dos tratamentos fitossanitários”, esclarece.

Por Liane Dani | Jornalista do IFSC