Câmara dos Deputados faz homenagem pelos 10 anos de criação dos Ifs |
![]() |
![]() |
![]() |
Sex, 13 de Abril de 2018 15:40 |
O presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Roberto Gil Almeida (IFTM), e a diretora de Relações Institucionais do Conif, Carla Jardim (IFFar), enfatizaram que os institutos federais proporcionam inclusão aos brasileiros que não tiveram oportunidade de estudar. Gil Almeida destacou ainda que a ideia é que os alunos não saiam de suas regiões, é estar nas comunidades mais discriminadas, é atender às pessoas que não têm condições físicas e financeiras.
Junior Palheta, coordenador-geral da Federação Nacional dos Estudantes do Ensino Técnico (Fenet) e estudante do Instituto Federal do Pará (IFPA), destacou as conquistas dos IFs em dez anos de história, ressaltando que hoje são mais de um milhão de matriculados, em uma educação integrada, com o tripé ensino, pesquisa e extensão.
10 anos dos IF's – Os Institutos Federais foram criados pela Lei nº 11.892, de 29 dezembro de 2008, quando o Ministério da Educação (MEC) instituiu a Rede Federal. Além de oferecer educação profissional gratuita em diversas modalidades e níveis de ensino, as instituições promovem a pesquisa aplicada e a inovação tecnológica.
De acordo com dados divulgados na Plataforma Nilo Peçanha, atualmente a Rede Federal é formada por 643 unidades de ensino, sendo que 589 são dos institutos federais, além de um milhão de estudantes matriculados e cerca de 80 mil servidores, entre professores e técnicos-administrativos.
Por Coordenadoria de Jornalismo, com informações da Assessoria de Comunicação do Conif |