Home Notícias Formandas da primeira turma do curso superior de Alimentos comemoram aprovação em Mestrado da UFSC
Formandas da primeira turma do curso superior de Alimentos comemoram aprovação em Mestrado da UFSC PDF Imprimir E-mail
Seg, 11 de Dezembro de 2017 15:14

Trabalho de conclusão de estágio aprovado e formatura marcada. O final de ano não poderia ser melhor para a primeira turma do curso superior de tecnologia em Alimentos do Câmpus Canoinhas. Quer dizer, para as formandas Rhaine Nayra Mocelim e Maiara Arbigaus Bredun, o final de 2017 está ainda melhor. As futuras tecnólogas têm um motivo a mais para comemorar no encerramento do curso: a aprovação no mestrado em Ciência dos Alimentos do programa de pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

As duas amigas se mudam para Florianópolis, no início de 2018, com a certeza de terem escolhido a profissão certa, de que querem se dedicar à pesquisa e à docência - de preferência no IFSC - e de que vão retornar para a região do Planalto Norte.“Eu sempre vivi em Canoinhas e é onde está a maior parte da minha família. Então, estou me preparando para deixá-los por um tempinho. Mas estão todos avisados de que eu volto”, promete Maiara.

“Acredito que somente com educação a gente pode pensar em mudar o mundo e muito da decisão de engatar um mestrado vem da vontade de desenvolver nossa região, através da agricultura, produção sustentável e tecnologia de alimentos”, destaca Maiara, que está muito animada com o desafio. “O mestrado é uma oportunidade incrível que jamais deixaria escapar.”

O desafio de sair de casa pela primeira vez também será grande para Rhaine, que mora em Papanduva e vem estudar em Canoinhas todos os dias. “Sei que vão existir dificuldades quanto ao novo lugar, pois será tudo novo: a distância da família, a cidade, casa, amigos. Mas serei compensada com um grande crescimento pessoal e, principalmente, profissional. Sempre achei muito legal todo esse universo da pesquisa e creio que vou gostar bastante e crescer muito durante esse período”, afirma.

Rhaine conta que começou a se interessar pela área de alimentos na metade do Ensino Médio quando procurava por cursos para fazer vestibular. “Comecei a ler várias coisas na internet sobre a área e vi que tudo isso estava ligado a mim. Encontrei o IFSC e descobri que ele oferecia um ensino com muita qualidade e profissionalismo, perto de casa. Comecei o curso e vi que realmente era isso que eu queria levar para minha carreira profissional e para vida”, conta Rhaine.

Já Maiara diz que foi escolhida pelo IFSC. “No ano do vestibular, eu estava totalmente sem perspectiva, não sabia o que escolher para estudar e também não queria morar em outra cidade. E coincidiu do IFSC oferecer o primeiro curso de graduação em Canoinhas. Naquela época, eu pensei que seria uma forma de eliminar matérias em futuros cursos que eu quisesse fazer. E deu no que deu. Hoje tenho a plena certeza de que não seria tão feliz em outra profissão quanto sou como futura tecnóloga”, elogia Maiara.

Outra certeza de Maiara é que o Instituto Federal é um dos melhores lugares para se crescer tanto profissional quanto pessoalmente. “Tenho como expectativa profissional voltar pro IFSC como docente e, através de projetos como os que desenvolvi durante o curso, incentivar alternativas viáveis de agricultura e pecuária que ajudem a diminuir a produção do fumo, que é totalmente exploratória. Assim todo mundo pode ganhar: os alunos aprendem, os produtores de aprimoram e a região se desenvolve, cresce e beneficia toda a sociedade”, conclui.

Por Liane Dani | Jornalista IFSC