fale conosco

ouvidoria

ifsc alunos

acesso informacao

moodle

Home
Inicio
Protagonismo Discente: estudantes podem inscrever propostas para solucionar problemas da comunidade
Qua, 25 de Abril de 2018 13:05

Que tal usar os conhecimentos aprendidos em sala de aula para solucionar algum problema que você identifica em sua comunidade? O IFSC lançou nesta quarta-feira (25) um edital de extensão inédito para apoiar o protagonismo discente. A chamada pública, elaborada numa parceria da Diretoria de Extensão com a Diretoria de Assuntos Estudantis, está com inscrições abertas para envio de propostas exclusivamente de alunos até 8 de junho por meio de um formulário on-line.

 

A ideia do Edital PROEX nº 16/2018 - Protagonismo Discente é incentivar os estudantes a observar a realidade, identificar um problema, pensar em soluções a partir dos conhecimentos das formações e propor uma intervenção extensionista em favor do desenvolvimento humano, científico e tecnológico.

Leia mais...
 
Concurso para mascote do 7º JIFSC recebe inscrições até 1º de maio
Qua, 25 de Abril de 2018 11:24

Estão abertas até a próxima terça, 1º de maio, as inscrições para o concurso do mascote da sétima edição dos Jogos do Instituto Federal de Santa Catarina (JIFSC). O concurso é aberto a estudantes do IFSC, que podem enviar duas propostas por inscrição. As inscrições devem ser feitas pelo site dos jogos.

 

Podem ser enviadas propostas de anos anteriores, desde que não tenham sido as vencedoras. As criações devem ser originais e de autoria do proponente. O mascote deve ter um nome e pode ser uma figura humana, animal ou outra imagem estilizada, que deve representar o evento no contexto cultural do estado ou de Criciúma (sede do JIFSC) e expressar simpatia, bom humor, alegria e boa disposição.

Leia mais...
 
Curso ensina técnicas de análise sensorial de vinhos e espumantes
Ter, 24 de Abril de 2018 15:04

O inverno está chegando e o consumo de vinho aumenta na contramão das temperaturas. Enquanto se prepara para o frio intenso prometido para este ano, que tal conhecer melhor esta bebida produzida pela fermentação do sumo da uva? O Câmpus Canoinhas está com inscrições abertas para a primeira turma do curso de Análise Sensorial de Vinhos e Espumantes, que acontece no dia 18 de maio.

 

Assim como as aulas, as inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet até o dia 9 de maio, no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). Podem participar alunos e servidores do IFSC e membros da comunidade externa, com mais de 18 anos. São 15 vagas disponíveis e a seleção será por sorteio.

Leia mais...
 
Avaliação institucional segue nova metodologia
Ter, 24 de Abril de 2018 14:22

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) concluiu em 2017 o primeiro ciclo da nova metodologia de avaliação institucional trianual. No relatório, divulgado em março de 2018, constam informações coletadas em 2015 e 2016 e analisadas pelos diretores dos câmpus em 2017. Na análise crítica, foram avaliadas as atividades acadêmicas e de gestão em consonância com os objetivos descritos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFSC.

 

Segundo o presidente da CPA, Eduardo Beck, com a mudança de metodologia, a avaliação ficou mais consistente e precisa. “Quando fazíamos os questionários anuais, as respostas eram bem parecidas, e não tínhamos tempo de fazer a análise crítica. Com essa metodologia, conseguimos o primeiro relatório dentro do que é esperado, uma versão mais analítica”, avalia.

Leia mais...
 
Lei de Libras completa 16 anos
Ter, 24 de Abril de 2018 11:34

Nesta terça-feira (24), a Lei n.º 10.436, que reconhece a Libras como meio de comunicação e expressão das comunidades surdas do Brasil e exige do poder público formas de apoio ao seu uso e difusão, comemora 16 anos. Esse reconhecimento como primeira língua dos surdos é uma conquista obtida em razão de várias lutas, para que eles tivessem garantido o respeito às diferenças, o acesso e a autonomia no âmbito educacional, no mercado de trabalho e em diferentes espaços na sociedade em geral.

 

“A Lei de Libras trouxe visibilidade para a realidade das pessoas surdas, trazendo à tona a necessidade de comunicação e o acesso às informações como um todo. A partir do seu reconhecimento legal os surdos puderam sair do anonimato e estão cada vez mais conscientes de seus direitos e deveres como cidadãos, pois com a Libras nós podemos nos expressar e compreender o mundo ao nosso redor”, destacou a chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFSC Palhoça Bilíngue, Simone Gonçalves de Lima da Silva.

Leia mais...
 
Divulgado resultado dos pedidos de isenção da taxa do Enem 2018
Ter, 24 de Abril de 2018 08:57

O resultado dos pedidos de isenção da taxa da edição 2018 do Exame Nacional do Ensino Médio foi divulgado na manhã desta segunda-feira (23). Para verificar se teve a solicitação deferida ou não, o candidato precisa acessar a Página do Participante e logar no sistema do Enem com CPF e senha.

 

Os candidatos que tiverem o pedido negado tem até o próximo domingo (29) para apresentar novos documentos e garantir o direito. Esse é o primeiro ano em que os candidatos com direito à isenção precisam garantir o benefício antes do período de inscrições.

Leia mais...
 
IFSC lança edital para concessão de auxílio-moradia a estudantes
Seg, 23 de Abril de 2018 08:29

O IFSC lançou edital para concessão de auxílio-moradia para estudantes em 2018. O benefício tem o objetivo de custear parcialmente os gastos com aluguel ou outros gastos com moradia fora da sede familiar, proporcionando melhores condições para a permanência e êxito dos estudantes matriculados na instituição.

 

Podem se candidatar a receber o auxílio estudantes regularmente matriculados nos cursos técnicos e de graduação presenciais, que tenham índice de vulnerabilidade social (IVS) válido e sejam oriundos de famílias com renda bruta familiar de até 2 salários mínimos per capita. O valor do auxílio é de R$ 400 mensais.

Leia mais...
 
CNPq inclui nome social no currículo lattes
Sex, 20 de Abril de 2018 10:00

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) atualizou o formulário de preenchimento do currículo na Plataforma Lattes, permitindo aos usuários a identificação pelo nome social. A mudança possibilita também que esse nome esteja na base de busca, concedendo maior autonomia gerencial aos 6 milhões de clientes da plataforma. A atualização atende ao Decreto n.º 8.727/2016, que dispõe sobre o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de pessoas travestis e transexuais no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

Leia mais...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.