perguntas frequentes

Home Notícias Dia de Campo apresenta experiência com o cultivo de pak choi em Canoinhas
Dia de Campo apresenta experiência com o cultivo de pak choi em Canoinhas PDF Imprimir E-mail
Qua, 19 de Abril de 2017 19:20

O pak choi, ou repolho chinês, é uma hortaliça muito cultivada no sudeste da Ásia e que está ganhando mercado no Brasil. Por se adaptar melhor em clima ameno e solo drenado, fértil e rico em matéria orgânica, a cultura pode ser uma excelente alternativa para os produtores da região do Planalto Norte catarinense, como indicam os experimentos realizados no Câmpus Canoinhas do IFSC. Os resultados serão apresentados na próxima quarta-feira (26), no Dia de Campo sobre Cultivo de Pak Choi em Canoinhas.

O evento técnico será realizado na Área Experimental e Didático-pedagógica de Produção Vegetal do Câmpus Canoinhas, das 8h às 11h30, e é destinado a produtores da região e estudantes da área. São 50 vagas disponíveis e as inscrições podem ser feitas no dia do evento ou, antecipadamente, pelo telefone (47) 3627-4500. A promoção é do Núcleo de Estudos Agroecológicos do Planalto Norte (Neaplan) e do curso técnico em Agroecologia do Câmpus Canoinhas.

A programação prevê a apresentação dos resultados da pesquisa desenvolvida pela professora Cristina Duda, passeio pela área demonstrativa, colheita de pak choi com avaliação de produtividade e degustação de pratos culinários à base da hortaliça.

Conforme a coordenadora do curso técnico em Agroecologia e do Neaplan, Magali Regina, o pak choi foi escolhido por ser uma hortaliça pouco conhecida, o que torna a cultura inovadora na região. Outra vantagem é o crescimento rápido. “Assim seria uma boa opção para os produtores atenderem outros mercados”, destaca a professora.

O projeto

A experiência com pak choi é uma das linhas de pesquisa do Neaplan, instalado recentemente no Câmpus Canoinhas, por meio de atividades integradas de extensão tecnológica, pesquisa científica e educação profissional, visando ao desenvolvimento rural sustentável da região (clique aqui para saber mais sobre o projeto).

O Neaplan tem o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e conta com a parceria da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Difusão Tecnológica (Epagri), Cooperativa de Fortalecimento de Agricultura Familiar do Planalto Norte Catarinense (Cooperfap), Rede de Agroecologia Ecovida e Cooperativa de Organização, Produção e Comercialização Solidária do Planalto Norte de Santa Catarina (Comsol).

Por Liane Dani | Jornalista IFSC

banner estude no ifsc 180x80

portal aluno

assistencia estudantil