Home Notícias Câmpus Canoinhas garante três premiações no Sepei 2017
Câmpus Canoinhas garante três premiações no Sepei 2017 PDF Imprimir E-mail
Qua, 13 de Setembro de 2017 20:31

De 4 a 6 de setembro, o Câmpus Canoinhas participou do 6º Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC (Sepei), realizado no Câmpus Itajaí, e fez bonito tanto em seu estande quanto nas apresentações de projetos. Dos 310 trabalhos científicos apresentados e dos 24 premiados durante o evento, o Câmpus Canoinhas conquistou três premiações, mostrando a importância dos projetos desenvolvidos por alunos e servidores.

O projeto apresentado pela aluna Fernanda Machado Belem, do curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, ficou em primeiro lugar na categoria “Desafios educacionais no Brasil de hoje, inovação didática e fazer profissional inclusivo - pôster”. Junto com o colega João Paulo Zorek e com a orientação do professor Lucas Bueno, ela está desenvolvendo um projeto de ensino de programação para crianças em situação de vulnerabilidade no Bairro Piedade. Os objetivos são ensinar lógica de programação e, ao mesmo tempo, mostrar que a área de informática é uma boa opção profissional para o futuro.

Também é do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas outro projeto premiado no Sepei. O desenvolvimento de um aplicativo para dispositivos móveis para a divulgação do II Simpósio de Humanidades ficou em terceiro lugar na categoria “Processos produtivos, tecnologias e tendências para o presente e o futuro - pôster”, apresentado pelo aluno Matheus Renan Araujo e desenvolvido em parceria com os colegas Gabriel Moreschi, João Paulo Zorek e Fernanda Machado Belem, com a orientação do professor Tamer Cavalcante.

Na categoria “Formas de comunicar, discursos, movimentos culturais e mediação educacional”, o projeto “Espanhol e Português em contato: um relato de experiência”, apresentado pelo aluno Angelo Ilso Gadotti, ficou em terceiro lugar. O projeto de intercâmbio virtual e presencial, orientado pela professora de Espanhol, Luciana Vargas Ronsani, é desenvolvido em parceria com a Escola de Educação Básica Julia Baleoli Zaniolo, de Canoinhas, e com a Escuela del Comercio, na Argentina.

Além de apresentar seus projetos e trabalhos, servidores e alunos do câmpus puderam conhecer as experiências das demais unidades da instituição e ainda participar de palestras e discussões que seguiram o tema “Mundo Profissional e Educação para o Trabalho”, que norteou o Sepei deste ano.

No estande, o Câmpus Canoinhas aproveitou para expor trabalhos dos diferentes cursos, como sementários; cervejas, barrinhas de cereais e sorvete de araçá e amora-preta com calda; maquete de um minigerador eólico; painel didático de redes elétricas; e um jogo virtual de batalha naval.

Por Liane Dani | Jornalista IFSC