Home Notícias Extensão na prática: aluna do Câmpus Canoinhas participa de operação do Núcleo Extensionista Rondon

Clique aqui para conferir a programação completa. (Versão PDF)

Clique aqui para ver a programação completa. (Versão Mobille - Android)

Extensão na prática: aluna do Câmpus Canoinhas participa de operação do Núcleo Extensionista Rondon PDF Imprimir E-mail
Sex, 04 de Agosto de 2017 14:13

A vida acadêmica não acontece só na sala de aula. Esta foi apenas uma das lições que Victória Luiza Schelbauer de Lima, do 6º módulo do curso superior de tecnologia em Alimentos do Câmpus Canoinhas, aprendeu durante a Operação Caminhos do Sul, realizada pelo Núcleo Extensionista Rondon (NER) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Nesta edição do projeto, mais de 300 acadêmicos, dos quais 15 do IFSC, participaram de atividades em 22 municípios na área de abrangência das agências de Desenvolvimento Regional de Braço do Norte, Criciúma, Laguna e Tubarão, entre 12 e 22 de julho.

“O projeto me ajudou a mudar como pessoa e a enxergar a sociedade de outra forma, me ajudou profissionalmente e me mostrou que devemos mostrar empatia pelas pessoas”, afirma Victória, que ainda se emociona ao lembrar do colar que ganhou de um morador de rua. “O que eu mais gostei foi a parte de crescer moralmente e de conhecer novas pessoas, as quais se tornaram muito importante para mim.”

Nos dez dias de operação, Victória ficou na cidade de Garopaba, onde deu oficinas sobre sexualidade e identidade de gênero, empoderamento feminino, drogas e bullying em escolas de ensino médio, no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e para grupos de mulheres entre 30 e 50 anos, além de promover atividades de recreação na festa junina da Apae. “Eu amei muito.”

O entusiamo de Victória não é à toa, uma vez que se inscreveu no projeto justamente porque gosta muito de ajudar as pessoas e de compartilhar conhecimento com a comunidade externa. “A educação tradicional não se sustenta mais nos dias de hoje e eu queria muito que os alunos do IFSC tivessem a mesma oportunidade que eu tive”, comenta a aluna, que já está organizando atividades para divulgar o projeto aos demais alunos do Câmpus Canoinhas. “O projeto exige muita disciplina e proporciona um cansaço físico e emocional muito grande, mas vale a pena.”

O projeto

O Núcleo Extensionista Rondon (NER - UDESC) vem possibilitando o intercâmbio dos acadêmicos e a inserção da universidade em diferentes áreas de conhecimento e em diversos cenários de Santa Catarina. O IFSC é parceiro institucional nesta iniciativa, que busca o desenvolvimento regional, interdisciplinaridade e interação entre a universidade e a sociedade.

Em julho, a Operação Caminhos do Sul bateu o recorde de mais de 47 mil pessoas atendidas em atividades de extensão. No total, foram 1.250 oficinas realizadas e 340 extensionistas participantes. Houve ações gratuitas nas oito áreas da extensão universitária: educação; saúde; meio ambiente; direitos humanos e justiça; cultura; comunicação; trabalho; e tecnologia e produção.

Por Liane Dani | Jornalista IFSC