Home Notícias Visitas de estudantes da região movimentam o câmpus
Visitas de estudantes da região movimentam o câmpus PDF Imprimir E-mail
Seg, 10 de Julho de 2017 17:08

O primeiro semestre do ano foi bastante movimentado no câmpus Canoinhas. Em meio às atividades acadêmicas cotidianas, diversas turmas de ensino fundamental e médio, inclusive da EJA, de escolas municipais e estaduais da região foram recebidas para conhecer um pouco mais sobre a instituição, seu funcionamento, os cursos e atividades que aqui são desenvolvidos.

Esse tipo de visita guiada é uma prática bastante comum na instituição. Além de ocorrer durante eventos específicos, como a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e a Feira de Profissões, ao longo de todo o ano turmas de estudantes podem participar da atividade que dura cerca de 2 horas. Na programação, visita aos laboratórios e demais espaços, como a biblioteca, e conversas com professores, técnicos de laboratório, estagiários e bolsistas que atuam nos quatro diferentes eixos tecnológicos do câmpus: Informação e Comunicação, Recursos Naturais, Produção Alimentícia e Infraestrutura.

A chefe de Ensino, Pesquisa e Extensão do câmpus, Juliete Alves dos Santos Linkowski, acredita que a importância deste tipo de atividade está em aproximar a comunidade do IFSC, apresentando a jovens e adultos as oportunidades que a instituição pode representar, despertando, por exemplo, o interesse por um curso técnico.

Mas a presença da comunidade externa no câmpus não se restringe a visitas guiadas. Projetos de extensão são responsáveis por estreitar o vínculo com a comunidade e, neste primeiro semestre, tivemos mais alguns exemplos disto a partir das atividades de extensão desenvolvidas pelos acadêmicos dos cursos superiores de Tecnologia em Alimentos e em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS).

Os alunos de ADS, orientados pela professora de Matemática Aplicada, Carla Valéria dos Santos Pacheco, ministraram oficinas a alunos de Ensino Médio de 4 escolas estaduais, de Canoinhas e Três Barras. Utilizando o software livre Graph Equation, trabalharam o tema de funções.

Já a turma de Alimentos, módulo 5, e o professor de Gestão Empreendedora, Jefferson Treml, receberam a turminha do CMEI Maria Cuba de Andrade, do município de Três Barras, para uma tarde de muita informação e diversão. Contação de história e dinâmicas trabalharam o tema da alimentação saudável que, não podendo ser diferente, culminou com os pequenos preparando e saboreando uma deliciosa salada de frutas. Para Juliete, a alegria estampada no rosto das crianças que participaram das oficinas do curso de Alimentos retrata, simbolicamente, o impacto que a Extensão e as atividades de divulgação do câmpus podem ter sobre a comunidade e o sobre o próprio câmpus. "É importante perceber o olhar da comunidade sobre a instituição, para podermos repensar e replanejar novas ofertas, novos projetos e mais possibilidades para a região".

Quer visitar o IFSC Canoinhas?

Para quem se interessou, é possível agendar visitas ao câmpus. Grupos de estudantes, profissionais, empresas podem entrar em contato com a Assessoria da Direção-Geral ou a Coordenação de Extensão, pelos telefones (47) 3627-4551 ou (47) 3627-4540.