Home Notícias Reitoria Itinerante: Câmpus Canoinhas recebe visita da reitora do IFSC
Reitoria Itinerante: Câmpus Canoinhas recebe visita da reitora do IFSC PDF Imprimir E-mail
Qui, 29 de Junho de 2017 19:18

O Câmpus Canoinhas recebeu nesta semana mais uma edição do projeto Reitoria Itinerante. Nos dias 27 e 28, a reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, visitou o Câmpus para conversar com alunos, servidores e direção geral. Em pauta, o desenvolvimento da educação profissional no Brasil, os cortes orçamentários e o trabalho que está sendo feito para atender às demandas de infraestrutura dos câmpus.

Em conversa com os alunos dos cursos técnicos e superiores, Maria Clara explicou como funcionam as questões orçamentárias e destacou a importância da permanência dos alunos nos cursos. “s vagas públicas são muito caras para a sociedade”, lembrou. Para exemplificar, ela explicou que uma turma com dez e uma turma com vinte alunos têm os mesmos custos de manutenção, mas que o orçamento destinado pelo governo federal ao IFSC depende do número de estudantes.

Sobre as necessidades estruturais do Câmpus Canoinhas, Maria Clara falou sobre o encontro, no último dia 20, em Brasília-DF, com os deputados da bancada catarinense na Câmara Federal, em que o IFSC apresentou o pedido de emenda parlamentar impositiva de bancada ao Orçamento Geral da União, com vistas à suplementação de verba, no valor de R$ 50 milhões, para garantir a infraestrutura necessária para a completa estruturação dos câmpus em fase de implantação.

Para Canoinhas, foram pleiteados recursos para o galpão industrial do curso de Agroecologia (R$ 300 mil) e para a quadra poliesportiva (R$ 2,5 milhões). “Hoje não temos recursos para tais obras, apesar de já termos feito bastante economia”, explicou a reitora.

Na oportunidade, a aluna do 2º ano do médio técnico em Alimentos, Emily Cristine de Barros, leu uma carta, em nome dos colegas, e entregou um abaixo-assinado reivindicando a construção da quadra poliesportiva. “A quadra é um espaço apropriado para as aulas de educação física e também um espaço de lazer. E seria mais um espaço que poderia ser aberto para a comunidade”, disse a estudante. “O MEC está priorizando a construção de salas e laboratórios em câmpus que ainda não os têm. Mas a quadra está na relação de prioridades do IFSC junto ao MEC. Se conseguirmos emenda parlamentar, é provável que a obra comece no próximo ano”, respondeu Maria Clara.

Outro assunto bastante questionado foi com relação à alimentação escolar. Conforme a reitora, atualmente, não há condições de construir e nem de manter um restaurante universitário, mas projetos estão sendo pensados a partir dos recursos da assistência estudantil. “Por isso é importante que os estudantes participem desses espaços de discussão, como o Comitê de Assistência Estudantil, para opinar sobre as prioridades”, destacou.

Neste sentido, ela enfatizou a importância da representação estudantil. “Somos uma instituição que funciona muito com a participação dos estudantes. É bom que vocês se organizem nas representações estudantis. Vejam quais são as lideranças, por meio das representações das turmas.”